Na Escola Manoel Procópio de Araújo, no distrito do Socorro, município de Olho D’água-PB, coisas boas não param de acontecer. Hoje destaco o empenho, competência e compromisso da professora Maria Aparecida de Sousa Carvalho que, com sua inquietação em relação ao trabalho com leitura e escrita, incentiva e envolve alunos e alunas através de atividades diversas e materiais quase sempre confeccionados por ela própria. Sua prática em sala de aula tem deixado importantes marcas na construção de uma educação séria e de qualidade.
Desta vez ela trabalhou com o livro Colcha de Retalhos – Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro – Ed. do Brasil. Após a leitura, os alunos e alunas trabalharam com seu próprio retalho de tecido como base para suas expressões artísticas, de memória e de fragmentos de suas histórias de vida.
Quando a professora propõe uma atividade como essa, que mexe com sentimentos tão íntimos como saudades e lembranças, oferece aos alunos e alunas uma grande oportunidade para se expressarem de forma verdadeira. Além de serem ricos momentos que certamente farão parte da constituição de suas identidades, todos os envolvidos ganham muito, além do próprio saber/conhecer, ganham com as relações interpessoais que vão se estabelecendo carregadas de muita cumplicidade e respeito.
Essa cumplicidade e paixão pelo que faz é relatada pela professora Maria Aparecida, de forma extremamente comovente:
“Nesta segunda feira eu contei a história da Colcha de retalhos. Foi um momento gratificante, afinal, SAUDADES é uma palavra que nos define.
Foi maravilhoso ouvir a história de cada retalho. O choro da saudade que nos levava a lugares distantes, momentos inesquecíveis, pessoas especiais. ”
Que você continue se emocionando com o que faz e com o que deseja fazer. É dessa forma que as melhores coisas acontecem.
Um grande abraço!
2 comentários On Uma colcha de retalhos: lugares distantes, momentos inesquecíveis, pessoas especiais.
Olha ai as sementes brotando!
‘
Pois é Salmy. Essa é a grande recompensa de fazer um trabalho com tanto carinho e alegria. Obrigada!