Sítio Ramada – São Fernando/RN

EM Luiz Conrado de Medeiros – Sítio Ramada – São Fernando – RN

O município de São Fernando – RN é um daqueles em que você chega e já se sente acolhida. A cidade é pequena e charmosa, dá até vontade de descer do carro e sair andando por suas ruas tranquilas. Apesar do lugar ser tão convidativo não pudemos fazer isso, logo que chegamos fomos direto à EM Luiz Conrado de Medeiros – Sítio Ramada onde contaríamos nossas histórias.

O Secretário de Educação, Matheus Henry Medeiros Lima, nos havia informado que podíamos trabalhar com três escolas da zona rural. Porém, como cada uma delas funciona com um pequeno número de alunos, sua sugestão foi que concentrássemos todos os alunos em uma mesma escola. Essa ideia foi aceita e deu muito certo. As escolas escolhidas foram: EMEF Monsenhor Walfredo Gurgel – Sítio Boa Vista. Prof. Francisco Assis de Lima 4º/5º anos; EM Luiz Conrado de Medeiros – Sítio Ramada – Prof.ª Maria José de Medeiros – 3º/4º anos; EM Simplícia Pereira de Lima – Sítio São Jerônimo – Profª. Simplícia Suely Dantas – 1º/2º/3º anos, Educação Infantil – Profª. Liberalina Leontina Neta e Profª. Maria do Carmo Santos Braga (creche e pré-escola). Nos concentramos na EM Luiz Conrado de Medeiros – Sítio Ramada, uma pequena escola com paredes amarelas e uma bela árvore em seu terreiro.

Percorremos o trajeto, até o nosso destino, em um relevo muito irregular o que fazia com que o Lucio guiasse o carro em baixa velocidade e com muito cuidado para não ficarmos nos atoleiros ou nos buracos da estrada de terra. A baixa velocidade nos permitiu apreciar uma paisagem muito bela, ainda mais pela chuva da última temporada ter deixado seus arbustos, árvores de maior porte e as roças de milho e feijão muito verdejantes como prenúncio de uma boa colheita. Ao sair da cidade nos deparamos com nosso primeiro obstáculo: a estrada que nos levaria ao sitio Ramada, onde está localizada a escola, fica sobre a parede do açude público “Juvenal Medeiros” que, em decorrência das últimas chuvas, encontrava-se transbordando. A água banhava uma boa parte da parede do açude desaguando, em seu lado oposto, em forma de uma bonita cachoeira. Fomos cautelosos, esperamos um pouco outros carros passarem para que tentássemos fazer o mesmo. Em nossa vez de fazermos a travessia, fizemos de forma silenciosa com uma mistura de medo e curiosidade para depois de tudo experimentarmos a sensação de termos vivido uma aventura.

Crianças e adultos já nos esperavam ao redor da escola. Fomos recebidos animadamente, por alunos e professores, que nos fizeram ficar muito à vontade.

O pátio coberto, ao lado da escola, foi um local muito apropriado para o nosso trabalho. Nesse espaço organizamos nosso material, enquanto as crianças olhavam curiosamente para tudo o que estava ali exposto. É bonito ver as crianças entusiasmadas, querendo descobrir o mundo inteiro em uma caixa plástica transparente. Essa curiosidade esteve presente em todo o tempo que demorei para fazer a contação de histórias. Era possível observar, através de corpos inquietos e olhares piscantes, a alegria por viverem aquele momento.

As crianças participaram ativamente de cada uma das histórias contadas, falaram, gesticularam, andaram pelo pátio, brincaram, conversaram conosco, quiseram saber quem éramos e de onde viemos.  Exploraram os objetos e brinquedos diversos que disponibilizamos em nossa colcha de retalhos e os kits de livros foram recebidos com muita alegria e entusiasmo. Uma inesquecível manhã.

Agradecemos carinhosamente ao Secretário de Educação, Matheus Henry, que respondeu ao nosso primeiro contato, aceitando e incentivando nosso trabalho; à diretora Maria Lucia, que nos esperava na escola com um sorriso aberto e generoso; às professoras Maria José de Medeiros, Simplícia Suely Dantas, Liberalina Leontina Neta e Maria do Carmo Santos Braga, ao Professor Francisco Assis de Lima, à estagiária Clara Gomes de Araújo, às gentis senhoras que prepararam um delicioso creme de galinha como merenda do dia.

Socorro Lacerda de Lacerda

11 comentários em “Sítio Ramada – São Fernando/RN

  1. Maravilhoso e abençoado trabalho. Muito frutos virão dessa iniciativa. Parabéns!
    Uma sugestão: escreva o nome das histórias que conta para que possamos procura-las e participar de,alguma forma desse projeto.
    Paz e luz!

  2. Ah…..que coisa mais linda…..parabéns….simplesmente demais!!!!Amei!!!É tudo tão lindo….é na simplicidade que mora mesmo essa tal felicidade!!!Que Deus abençoe infinitamente esse projeto maravilhoso!Beijo grande…….com amor …. Ana Cione…

  3. Ficamos imensamente feliz com a sua visita e as histórias contadas, estamos esperando para um próximo encontro. Obrigada por fazer esse trabalho tão bonito para as crianças da zona rural.

  4. Professora Socorro, estou apaixonada por esse projeto, poder percorrer por todas essas escolas levando conhecimento para essas crianças é algo maravilhoso de ver, Parabéns pela iniciativa😍😍

  5. Queridos amigos Lúcio e Socorro, que bom realizar um sonho acalentado há tanto tempo!…
    Fico imaginando o que terão para nos contar quando voltarem sobre um Brasil que conhecemos tão pouco..
    Mil beijos e parabéns pelo que estão fazendo e vivendo, me deixa morrendo de “inveja”, com uma vontade muito grande de estar aí com vocês,
    Olga

    1. Olga, minha querida! Que bom ler seu comentário. Sei o quanto seria bom estarmos juntas nesse projeto. Muito do que sou profissionalmente devo a você e seu jeito ´serio e competente de trabalhar e de ensinar. Tenho sempre muito o que lhe agradecer. Volto cheia de histórias para contar. Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *