A EMEI Bairro Ivaporunduva fica no Quilombo de mesmo nome. É muito simples: duas salas, uma cozinha, banheiros e uma pequena sala com estantes onde livros estão colocados de forma desordenada. Bem que pode ser um espaço de leitura, se feita a devida organização para isso.
Nossa chegada causou curiosidade, embora as crianças se revelassem tímidas e arredias. Não se aproximaram muito, a distância que mantiveram de nós foi suficiente para me inquietar e fazer aguardar o início da contação para saber como se comportariam. Gosto quando participam, perguntam, indagam sobre os objetos que usamos ou questionam o final da história. Estava desejosa de que isso acontecesse.
Comecei a contação um pouco tímida, sem desenvoltura, tateando as palavras, manuseando objetos, expondo instrumentos sonoros. A impressão que eu tinha é de que eu não estava agradando, as crianças não se envolviam.
Enquanto isso, o gato Cristiano Ronaldo passeava livre e imponente por todos os espaços da escola, ora na sala onde estávamos, ora na cozinha ou no pátio, roçando em minhas costas, pulando na colcha de retalhos, em cima da mesa ou no colo de alguma criança.
Em minha tentativa de chamar a atenção, peguei um pião de papel colorido que eu havia feito anteriormente e girei no chão. A mágica aconteceu, as crianças impulsionaram o corpo para frente e arregalaram os olhos querendo saber do que era feito o pião. Porém, é Cristiano Ronaldo quem se joga em cima do pião e com suas patas ariscas tenta pará-lo, provocar a interrupção do movimento que chamara sua atenção. É a partir da travessura e ousadia do Cristiano que as crianças se sentem impulsionadas a também se jogarem para, segundo elas, impedir que o gato destrua o pião e acabe com a brincadeira. A partir daí, elas entram nas histórias transformando o espaço em um lugar de brincadeiras e descobertas.
Terá sido o Cristiano Ronaldo apenas o pretexto para as crianças se libertarem da aparente timidez? Se foi, bendito seja o Cristiano Ronaldo!
Coquita Lacerda
2 comentários On Quilombo Ivaporunduva
rsse trabalho é de uma generosidade sem tamanho. Dessas que quae nao acreditamos qie ainda existe, alem do talendo sem medida. Parabens
Meu querido irmão, obrigada pelo apoio de sempre, quem sabe ainda iremos juntos nessa jornada. te amo!