“Conte lá que eu conto cá”. É com esse convite que saio por aí contando e ouvindo histórias em escolas da zona rural desse Brasil gigante.
Desde a minha infância, ouvindo as histórias contadas por meu pai na calçada da minha casa, na cidade de Olho D’água – PB, percebo o quanto essas histórias foram fundamentais para a constituição da minha identidade, minha escolha profissional, meu desejo de escrever o que vejo e o que sinto. As lembranças dessas narrativas são fundamentais para a recuperação de minha memória afetiva, permeada pelo carinho dos meus pais em cada história inventada, memorizada, criada e recriada para divertir, sonhar, acalentar, aconchegar…
O projeto “Conte lá que eu conto cá” tem o objetivo de espalhar entre as crianças e jovens, de escolas rurais ou pequenos povoados, a belezura que é ouvir uma história que seja capaz de emocionar, despertar a curiosidade, a fantasia, o desejo de se transportar para outro lugar, outro mundo, outro tempo em que tenhamos a felicidade de sermos quem quisermos ou quem precisarmos ser.
Vamos lá? “Conte lá que eu conto cá”.
Socorro Lacerda de Lacerda