CMEI Mariana Lopes de Oliveira Siqueira, uma experiência encantadora

CMEI, uma experiência encantadora

 

Uma escola pequena, aconchegante e colorida. A luz do sol penetra facilmente em todos os espaços. Brinquedos estrategicamente espalhados pelos diversos espaços da escola fazem a alegria da criançada: casinhas, balanço, gangorra, cavalinhos que, ao menor impulso provocam um movimento para frente e para trás, piscina de bolinhas, tatames coloridos espalhados pelo chão do pátio, convidando as pessoas a sentarem e descobrirem o que estava para acontecer ali.

Não eram muitas crianças, mas eram encantadoras, sorridentes, curiosas, se jogando dos braços e dos carrinhos na tentativa de pegar tanta coisa colorida que ia saindo daquela mala estranha. As professoras iam chegando carinhosamente, de mãos dadas com as crianças, carregando-as no colo ou empurrando carrinhos para chegarem bem perto de onde estávamos. Ao mesmo tempo que, junto ao Lucio, eu ia organizando o material que usaríamos, ia também olhando a carinha de cada criança e de cada adulto que carinhosamente cuidava delas. Foi um momento encantador. Chupetas, paninhos, fraldas e alguns resmungos e choros fizeram parte da “trilha sonora” de “Bruxa, bruxa, venha a minha festa!” e “O lobo que queria mudar de cor”, as histórias mais curtidas.

O som dos instrumentos que eu apresentava, no intervalo das histórias, quase sempre provocava olhos arregalados e gritinhos, como expressão de surpresa pela diversidade de movimento, cor, material e forma com que cada um se diferenciava do outro. Um espetáculo!

No breve tempo que ficamos na escola, experimentamos diversas sensações e sentimentos que nos acompanharam caminho afora, entre escolas e entre cidades. Porém, nada nos deixou mais admirados e surpresos quanto a forma contundente que uma criança defendeu sua ideia de que o amor era vermelho. Antes de começar a contar a história “Qual é a cor do amor”, de Linda Strachan, perguntei se alguém sabia qual era a cor do amor. Desde o início uma criança respondeu de forma enfática que o amor era vermelho. No final da história, quando a conclusão é de que o amor pode ser de qualquer uma das cores, ou de todas as cores juntas, fui conversar com a criança que continuava insistindo que o amor era vermelho.

– O amor não pode ser de outra cor além do vermelho?

– Não! O amor é vermelho porque o sangue é vermelho.

Procurei não o interromper e ele olhando para mim de forma segura e convincente continuou:

– O sangue é vermelho e leva o oxigênio para o coração, e lá está o amor, então, o coração é vida e o cérebro é espertança.

Depois desse breve diálogo, minha vontade era de contar para todo mundo que eu aprendera uma palavra nova com uma criança pequena que eu acabara de conhecer. Não era uma palavra qualquer, era uma palavra que passou a representar, para mim, a expressão mais assertiva e poética para o desvelamento de algo que nem sempre pode ser desvelado.

Com toda a minha recém adquirida espertança, agradeço grandemente a todas as pessoas da CMEI Mariana Lopes de Oliveira Siqueira, especialmente às crianças, por terem me ensinado tanto.

 

Socorro Lacerda de Lacerda

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