Estamos nos preparando para a 4ª Etapa do projeto de contação de histórias em escolas rurais “Conte lá que eu conto cá”. Desta vez iremos ao Vale do Jequitinhonha.
Essa fase é bastante importante e empolgante. Já fizemos contato com as Secretarias de Educação dos Municípios e montamos o cronograma com cidades/escolas/datas. Estamos preparando os materiais para as contações, os figurinos, os kits de livros e as sacolas para colocarmos os kits. Estamos animados e dispostos.
Nosso projeto de contação de histórias ganhou uma projeção maior do que imaginávamos, entre a primeira e a quarta etapa muita coisa foi aprendida, experienciada, acrescentada ou reduzida de acordo com as necessidades que fomos observando. Muito aprendemos através das falas e dos silêncios. Muito observamos e fomos observados. Dos livros que deixamos nas escolas, muitos foram os retornos que recebemos através de histórias contadas, atividades desenvolvidas por professores e professoras que, junto aos alunos, ouviram nossas histórias e leram os livros com os quais nós os presenteamos. Recebemos imagens e textos sobre como fizeram as atividades e agradecimentos valorosos que nos impulsionam a continuar realizando o projeto com muita alegria.
Outra mudança que aconteceu entre essa quarta etapa e as anteriores é que nas anteriores pudemos “bancar” todas as despesas: combustível, hospedagem, alimentação, sacolas para levarmos os kits de livros e materiais para as contações de histórias. Para a quarta etapa, e com um número de escolas maior a serem atendidas, não estamos mais conseguindo fazer isso sozinhos, precisamos de ajuda e resolvemos produzir uma campanha de financiamento coletivo. Produzimos um vídeo contando um tanto dessa trajetória, dê uma espiadinha acessando: https://benfeitoria.com/contelaqueeucontoca?ref=benfeitoria-pesquisa-projetos.
Seguimos com a nossa preparação e dia 14 de setembro partiremos de São Paulo rumo ao Vale do Jequitinhonha, uma região localizada no norte do estado de Minas Gerais. Embora seja uma região com baixos indicadores sociais é muito rica culturalmente e com belas paisagens.
Nossa primeira parada será em Bandeira, uma pequena cidade com uma população estimada em 5.000 habitantes, localizada na divisa entre Minas Gerais e Bahia. Mais que nunca estamos ansiosos e dispostos para conhecermos sua gente e ouvir suas histórias.
Logo mais divulgaremos o cronograma.
Um abraço e muito abrigada a todas as pessoas que tem colaborado com nossa campanha.
Socorro Lacerda e Lucio Lacerda