Preparativos para mais uma etapa

Estamos organizando nossa 3ª etapa do projeto “Conte lá que eu conto cá”. A preparação para uma etapa acontece sempre com antecedência para que possamos organizar tudo o que envolve uma contação de histórias nos moldes do que nos propomos: escolha da região do Brasil para onde pretendemos ir, pesquisa sobre as menores cidades dessa região e que tenham escolas rurais, envio de e-mail ou telefonemas, montagem de cronograma, escolha e preparação das histórias que serão contadas, campanha de doação de livros que serão levados para os estudantes e formadores, confecção de sacolas, em tecido, para levarmos os kits de livros, checagem de som, revisão do carro, escolha do figurino.

Como se vê, há todo um processo antes de pegarmos a estrada. Há toda uma disposição nossa para que as histórias contadas sejam momentos de alegria, compartilhamento de saberes, diversão e divulgação da importância da leitura e do contar histórias como momentos da construção de nossa identidade e afloramento de nossas memórias afetivas.

Apesar de tudo isso, estamos enfrentando dificuldades em relação ao agendamento das cidades e, consequentemente, das escolas rurais, para onde pretendemos ir, principalmente pela falta de resposta aos e-mails, enviados por nós, para as secretarias de educação das cidades escolhidas. Outra dificuldade enfrentada é por estar cada vez mais reduzido o número de escolas rurais nos municípios.

Para minimizar esses problemas, fizemos algumas adaptações em nosso projeto. Quando a cidade não tem escolas rurais, mas tem uma pequena população (de até 5.000 habitantes), fazemos a contação de histórias nas escolas urbanas e, além dos emails enviados, também fazemos contatos com as secretarias de educação ou diretamente com as escolas através de telefonemas. Essas mudanças têm nos ajudado a tomarmos decisões mais assertivas e termos respostas da aceitação ou não do nosso projeto com maior rapidez e eficiência.

Nossa 3ª etapa será no Sudoeste do Estado de São Paulo e já temos confirmadas contações de histórias em várias cidades. O cronograma já está sendo divulgado e nossa mala de contação está ficando recheada de ideias.

Um abraço em todo/as!

Socorro Lacerda e Lucio Lacerda

Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Footer