Wenceslau Braz – MG – acolhimento, carinho e uma boa prosa

A sexta etapa do Projeto de Contação de histórias em escolas rurais – “Conte lá que eu conto cá” – viajou por terras mineiras. Ao longo de quinze dias, viajamos por quatro municípios, treze escolas e vinte sessões de contações de histórias para estudantes das escolas municipais do campo.

Cada cidade e seus moradores, cada escola e grupo de estudantes e educadoras que encontrávamos, nos enchia de contentamento e descobertas pelo encontro e pelo compartilhamento de alegrias e saberes que aquele momento proporcionava a todos nós.

Foi uma etapa muito especial, um reencontro com o projeto e com a explícita confirmação de que contar histórias para crianças e jovens se faz cada vez mais necessário e urgente.

A primeira cidade que visitamos foi Wenceslau Braz, uma pequena e bucólica cidade com uma população de aproximadamente 2,6 habitantes. Um povo acolhedor e simpático, facilmente “puxa” uma boa conversa que pode durar horas, como se todos fôssemos velhos amigos.

No município de Wenceslau Braz, fomos à escola EM João Bárbara da Silva e a CMEI Jacira de Lima Costa, ambas muito aconchegantes, iluminadas e bem cuidadas. Fomos recebidas por pessoas acolhedoras, solícitas, dispostas e carinhosas. As crianças se mostraram animadas e curiosas ao observarem dois estranhos chegando carregados de bugigangas, que mais tarde se revelariam objetos que muito os surpreenderam.

A contação foi uma festa, cada história contada ia provocando espanto, risadas, caras de surpresa e caretas de estranhamento, tudo o que um contador gosta de presenciar.

Saímos encantados e felizes.

 

Socorro Lacerda de Lacerda/2024

Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Footer